Currículo completo

ELIANA (Maria Cavalcante) CAMINADA
AUGUSTO Elpídio Boamorte
MYRIAM Vieira Boamorte

DATA de nascimento
 
16/05/1947  

Nacionalidade
Brasileira

Naturalidade
Rio de Janeiro

FORMAÇÃO artística

ESCOLA de Danças Maria Olenewa (antiga Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), onde teve oportunidade de estudar com Renée Wells, Consuelo Rios, Georges Ribailovski, Luíza Barreto Leite e Lydia Costallat. Classificou-se em primeiro lugar no processo de seleção de 1962 e, posteriormente, obteve o primeiro grau 10.0 (dez) concedido a um aluno daquela Instituição Oficial de Ensino. STUDENT member da Royal Academy of Dancing (RAD) obtido pelo exame do curso elementary realizado no dia 16.07.1970 na Academia Dalal Achcar, obtendo a mais alta classificação, “Honours – Aprovada com todas as honras”, nos exames finais tendo como examinadora Mrs. Beryl JacksonMEMBER da Royal Academy of Dancing (R.A.D.) obtido pelo exame do curso intermediate realizado no dia 24.08.1970 na Academia Dalal Ashcar, obtendo a mais alta classificação,  “Honours – Aprovada com todas as honras”, nos exames finais tendo como examinadora Mrs. Beryl Jackson. CURSO advanced da Royal Academy of Dancing sob a supervisão de Tatiana Leskova em 1973.

Mestres

SANDRA Dieken
Foi solista do Original Ballet Russo do Coronel de Basil, primeira-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, diretora, fundadora e coreógrafa do Projektgruppe Bühnentanz do Studiobühne und Filmwerkstatt, pedagoga do Setor de Dança do Akademisches Sportamt da Universidade de Colônia e jornalista da “RádioDeutsche”, fundadora e diretora do Teatro de Arena da Faculdade Nacional de Ciências Econômicas da Universidade do Brasil – Diretório Acadêmico Thales de Melo Carvalho. Coreógrafa de “Onde canta o sabiá” e da versão brasileira de “Irma la Douce”.   

DINA Nova
Foi bailarina e coreógrafa formada pela Escola de Danças do Teatro Colón de Buenos Aires.

NINA Verchinina

Foi primeira-bailarina do Original Ballet Russe, coreógrafa e pedagoga, criadora de um estilo próprio de dança moderna, criadora e inspiradora de personagens para os ballets de Leonid Massine. Considerada por Arnold Kaskell uma das três maiores personalidades da dança do mundo ocidental na sua época.

TATIANA Leskova
Foi primeira-bailarina do Original Ballet Russe, diretora e primeira-bailarina principal Theatro Municipal do Rio de Janeiro, remontadora e maître-de-ballet no Scala de Milão,Het Nationale Ballet, Ópera de Paris, Joffrey Ballet, entre inúmeras outras. Detém o direito de remontagem de diversas obras de Leonid Massine, de William Dollar e de Harald Lander.

ERIC Valdo
Foi bailarino-solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, maître-de-ballet do referido teatro, diretor do Balé Teatro Guaíra, remontador, pedagogo e ensaiador da Cia. de Danças Rio, Desenhista e figurinista.

Upgrades

WILLIAM Dollar
1963/1964. Mr. Dollar foi primeiro-bailarino do New York City Ballet, diretor do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, coreógrafo, maître-de-ballet e ensaiador do Grand Ballet du Marquis de Cuevas, Ballet Nacional da Venezuela, da Associação de Ballet do Rio de Janeiro, entre outras.

KAKAWerá Jecupé:
1996. Jecupé é índio txucarramãe e ministrou o curso “Danças  Sagradas Indígenas”

ELENA Zhebit
1996/1997. “A Tradição da Cultura Russa”

RAVIL Bagaoutdinov:
1998. Pedagogo formado pela Academia Vaganova de Ballet.

TITULAÇÃO acadêmico profissional

Bailarina, coreógrafa e maîtresse-de-ballet registrada pelo Ministério do Trabalho formada pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa.

EXERCÍCIO profissional como bailarina

BAILARINA do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro de 1963 a 1978. Ingressou na companhia em 2º lugar em 1963, sendo efetivada por concurso público, alcançando o 1º lugar, em 1965. Das bancas examinadoras constavam o diretor do Ballet do Teatro Stanislavski de Moscou, Aldo Lotufo, a primeira-bailarina Maria Angélica e o maestro Edino Krieger, William Dollar, Nina Verchinina, entre outros. Atuou, posteriormente, em papéis de solista e primeira-bailarina.

PRIMEIRA-bailarina do Balé Guaíra sob a direção de Eric Valdo em 1978 e 1979.

PRIMEIRA-bailarina da Companhia de Dança Rio de 1982 a 1985.

SOLISTA do Ballet da Ópera Estatal de Munique–Bayerische Stats Oper em 1975.

BAILARINA convidada da Companhia Brasileira de Ballet, Ballet D’Aldeia, Ballet da Rádio MEC, Teatro da Arte e do Movimento de Angel e Klauss Vianna, Novo Ballet da Juventude, Fundação Brasileira de Ballet, Ballet Alternativo do Rio de Janeiro, entre outras.

ARTISTAS sob cujas direções trabalhou ou com os quais dançou 

ALDO Lotufo, ANTONIO Bento, ARMANDO Nesi, ARTHUR  Mitchell, BERTHA Rosanova, CESAR Lima, DALAL Achcar, DANIELLA Versiani, DAVID Dupré, DENNIS Gray, EMÍLIO Martins, ERIC Valdo, ERIC Wenes, EUGENIA Feodorova, FERNANDO Bujones, FERNANDO Mendes, GERRY Maretsky, GREGORY Ismailov, HELBA Nogueira, HELIO Bejani, HUGO Delavalle, ISMAEL Guiser, JAIR Moraes, JAMES de Bolt, JOHNNY Franklin, JORGE Garcia, MARCELO Misailidis, MARYLA Gremo, OSCAR Araiz, OTHON da Rocha Neto, RENATO Magalhães, RICHARD Cragun, RODRIGO Moreira, TATIANA Leskova, VASLAV Veltchek, WILLIAM Dollar, entre outros.

COREOGRAFIAS de ballets ou óperas que interpretou por ordem alfabética e situação hierárquica como bailarina.
COMO integrante do conjunto:

AÍDA 
Dennis Gray/Helba Nogueira (ópera) (G.Verdi)


APRENDIZ de Feiticeiro, O
Maryla Gremo (P. Dukas)

 
CHENIER, Andrea
Dennis Gray (ópera) (Giordano)

 
CONVERGÊNCIAS
Arthur Mitchell (M. Nobre)


CONSTÂNCIA 
William Dollar (F. Chopin)


DIBUK,
Helba Nogueira/ Dennis Gray (ópera)


ENTARDECER de um fauno, O
Vaslav Nijinski (C.Debussy)


ESBOÇOS
Ismael Guiser (R.Gnatalli)

 
ÉTUDES
Harald Lander (C.Czerny)

 
FILHO Pródigo, O
Dennis Gray (ópera) (C.Debussy)


GALO de Ouro, O
Michail Fokine/ Tatiana Leskova (R. Korsakov)


GISELLE
Jean Coralli e Jules Perrot (A.Adam)

 
ÍRIS
Dennis Gray (ópera) (G.Puccini)

 
LAGO dos Cisnes, O
Marius Petipa/ Lev Ivanov (P. Tchaikovski)


MALAZARTE
David Dupré (ópera) (F. Mignone)


MARACATU 
Johnny Franklin (percussão)


OVERTURE
Arhur Mitchell (M.Nobre e E. Krieger)


PARISIENNE, Gaité

Leonide Massine J.Offenbach)


PRAIANA
Helba Nogueira (M. Tavares)


PRÉSAGES, Les
Leonide Massine (P.Tchaikovski)

 
PRODIGUE, L’Enfant (ópera)
Dennis Gray (C. Debussy)

 
RiTHMETRON

Arthur Mitchell (M.Nobre)


RITUAL na Trevas
Arthur Mitchell (autores populares norte-americanos)


SCÈNES de Ballet
David Dupré (G. Ribalovski)

 
SCHIAVO, Lo
Dennis Gray (ópera) (C. Gomes)

 

 

SILPHIDES Les
Michail Fokine (F. Chopin)


SINFONIA Amazônica
Helba Nogueira (W. S. Porto Alegre)

 
SINFONIA em Dó
David Dupré (G. Bizet)


TRAVIATA, La
Helba Nogueira (ópera) (G. Verdi)

 

ViTÓRIA Régia
Dennis Gray (H.Villa-Lobos)


COMO solista: 


Suíte SUITE en Blanc
Serge Lifar (E. Lalo)


BODAS de Aurora
Marius Petipa (P.Tchaikovski)


CARMEN
William Dollar (ópera) (G. Bizet)


CARNAVÁLIA
Dennis Gray (percussão)


COMEDIANTES, Os
Tatiana Leskova (Kabalevski)

 
COMPOSITOR, O
Dennis Gray (F. Liszt)


CONCERTO
William Dollar (F. Mendelsohn)


CONSTÂNCIA
William Dollar (F. Chopin)


CONVERGÊNCIAS
Arthur Michell (M. Nobre e E. Krieger)


COPPÉLIA 
Arthur de Saint-Léon (L.Delibes)


DIVERTIMENTOS
William Dollar (B.Britten)


DIVERTISSEMENTS
Vaslav Veltchek (J. Ibert)

 
EXPOSIÇÃO Quadros de uma
Vaslav Veltchek (P. Moussorgski)

 
GAITÉ Parisienne
Leonide Massine (J. Offenbach)

 
GISELLE
J
ean Coralli e Jules Perrot (A.Adam)

 
LAGO dos Cisnes, O
Marius Petipa/ Lev Ivanov (P.Tchaikovski)

 

MODERNO Galope
Dennis Gray (G. Ribalovski)

 

MUSICAL, Pequeno serão
William Dollar (W.A.Mozart)

 

OPUS 1
John Cranko (A.Webern)

 

PACTO
Dennis Gray (D.. Milhaud)

 
RITHMETRON
Arthur Michell  (M. Nobre)

 
SEBASTIEN
William Dollar (G.Menotti)
SYLHIDES, Les
Michail Fokine (F. Chopin)
VALSE, La
Vaslav Veltchek (M. Ravel)

COMO primeira – bailarina:

AMAZÔNICA, Sinfonia
Helba Nogueira (W.S. Porto Alegre)

 
CONCERTO sob formas brasileiras
Dalal Achcar (H. Tavares)

 
CONCERTO sob formas brasileiras
Helba Nogueira (H. Tavares)


COPPÉLIA
Arthur de Saint-Léon/ Hugo Delavalle ((L. Delibes)


CORSÁRIO, O

Marius Petipa/ Rudolf Nureyev/ Ron Sequoio, pas-de-deux do 2º ato (R. Drigo e L. Delibes)


ELLIS
Jair Moraes (Paulinho da Viola, Variações sobre o Hino Nacional de Gottschalk)


ESTUDOS
Eric Valdo (C.Czerny)


FAVORITA, La
Renato Magalhães (G. Donizetti)


GARDÉE, La fille mal
Jair Moraes (A.Adam)


GENZANO, Festival de Flores
Auguste Bournonville (E. Helsted e H. Paulli)


GISELLE
Jean Coralli/ Jules Perrot (A.Adam)


JULIETA, Romeu e
Maryla Gremo (P. Tchaikovski)

 
LAGO dos Cisnes, O
Marius Petipa/ Lev Ivanov (P. Tchaikovski)



MAGNIFICAT
Oscar Araiz (J.S. Bach)

 
ONTEM, Hoje, Amanhã e
Dalal Achcar (M. Nobre)

 
PAQUITA, pas-de-trois
Marius Petipa/ Georges Balanchine

 

PAS de Quatre1845
Jules Perrot (C. Pugni)

 

PRIMAVERIS, Águas
Asaf Messerer (S. Rachmaninov)

 

PÚBLICO, Domínio
Oscar Araiz (vários)

QUEBRA-Nozes, O
Vassili Vainonem, pas-de-deux do 3o ato (P.Tchaikovski)

QUIXOTE, Don
Marius Petipa (L. Minkus)

RAYMONDA, 3º ato
Marius Petipa (A.Glazunov)

SYLPHIDES, Les
Mikhail Fokine (F. Chopin)

 


SPARTACUS – pas-de-deux
Yuri Grigorovitch (A.Katchaturian)

 

TRANSFIGURADA, Noite
Ismael Guiser (A.Schõnberg )

 

TROIS, Pas-de-
Dalal Achcar (E. Helsted e H. Paulli)

CRIAÇÕES feitas para a bailarina:

EROS E Psché
Renato Magalhães (César Franck)

 
MELODIA da ópera Orfeu
Renato Magalhães (C. W. Gluck)

 
JUVENTUDE
Gerry Maretski (?)

 
HOMENAGEM a Pattapio
Eric Valdo (Pattapio Silva)

 
CONCERTO para Oboé
Eric Valdo (D. Cimarosa)

 
ESTUDOS
Eric Valdo (Czerni)

 
VALSE
Eric Valdo (Paulo Jobim)

 
GRAND Pas
Eric Valdo (L. Minkus)

 
PAS Romantique
Eric Valdo (A. Adam)

 
CENA do balcão de ROMEU e Julieta
Eric Valdo (S. Prokofiev )

 
EU  te amo
Rodrigo Moreira  (Tom Jobim/Chico Buarque)

 


RAIO de Luz
Jair Moraes(Cristóvão Bastos)

 
NANA del Caballo Grande
Daniela Versiani (Garcia Lorca/Camarão de la Isla)


COMPLEMENTOS

Membro do Conselho Artístico do Festival de Joinville nos anos 2008/2009.

Consultoria “ad hoc” à Fundação Capes no âmbito do Programa Apartes – Ministério da Cultura em Brasília e São Paulo, nos anos de 1995 e 1996. 

PARTICIPAÇÃO em programas das TVs Rio, Continental e Tupi sob as direções de Ismael Guiser, Dennis Gray, David Dupré e Sandra Dieken: Noite de Gala, Noites Cariocas, Moto Música, Pandegolândia, Show de Sorrisos.

PARTICIPAÇÃO em programas de televisão, entre os quais, “Arte com Sérgio Britto”, reportagens de jornal, críticas e mídia em geral.
LIVROS publicados:

CAMINADA, Eliana. “História da Dança – Evolução Cultural”, prefácio do artista plástico e diretor da Escola Nacional de Belas-Artes Fernando Pamplona e pósfácio do PHd em Pedagogia pela Universidade de Montreal Prof. Dr. Geraldo Franco, Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

CAMINADA, Eliana. “Terceiro Sinal – BALANCHINE – Entre a tradição e a ruptura”, São Paulo: Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. 2011

CAMINADA, Eliana. “Movimentos – Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 100 anos”, de Henrique Pontual e Adriana Lins. Texto de apresentação. Realização Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 2010.

CAMINADA, Eliana. “Figuras da Dança – Tatiana Leskova”, São Paulo: Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. 2009

CAMINADA, Eliana. “Seminários de Dança, biografias e registros em dança”, Meyer, Sandra, Nora, Sigrid, Pereira, Roberto (orgs.) Joinville: Festival de Dança de Joinville. 2008

CAMINADA, Eliana e Aragão, Vera. “Programa de Ensino de Ballet – Uma proposição”, Rio de Janeiro: UniverCidade Editora.2006

CAMINADA, Eliana. “A montagem de ballets de repertório no Brasil” ”In: “Nos anais do Condança” de Helden, Maria Waleska van, e  Freire, Ana Luíza (orgs.) Porto Alegre:ASGADAN, 2002.

CAMINADA, Eliana. (2001), Maryla Gremo – Fogo Sagrado Rio de Janeiro: Faperj/Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

CAMINADA Eliana. (2001) Vaslav Veltchek – o Escultor de Destinos, Rio de Janeiro: Faperj/Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

CAMINADA, Eliana. (2001) Yuco Lindberg – Uma Irresistível vocação, Rio de Janeiro: Faperj/Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

CAMINADAEliana. “Considerações sobre o método Vaganova” In: “Lições de Dança 1” de Pereira, Roberto e Sóter, Sïlvia (orgs.)  Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 1999

OUTRAS publicações em revistas especializadas e participação em livro

DEPOIMENTO sobre a dança no livro da pedagoga e escritora Cristina da Costa Pereira “A inspiração espiritual na criação artística”, indicado ao prêmio Jabuti de 2000 na categoria esotérica.

ENSAIO “O Brasil dança há 500 anos” na edição comemorativa do descobrimento do Brasil da revista “Dança & cia” no ano 2000.

CURSO:  “Grandes Ballets I: A Bela Adormecida, O Quebra-Nozes, O Lago dos Cisnes“ sobre a parceria entre P.I. Tchaikovski, M. Petipa e L. Ivanov, formatado pela UniDança – Universidade Livre da Dança,  Joinville.

ATIVIDADE exercida em caráter permanente

PROFESSORA de “História da dança”, do Curso de Licenciatura em Dança do Centro Universitário  Da Cidade – Rio de Janeiro – RJ, de 1995 a 2010.


Atuou como:

CRÍTICA e comentarista de dança do jornal especializado “Dança, arte & ação” onde assinava a Coluna da Caminada –Rio de Janeiro – RJ

COLABORADORA do Portal da Família, respondendo pela seção de Dança e História da Dança desde 2003: www.portaldafamilia.com.br

COLABORADORA do portal cultural WOOZ desde 2004 escrevendo sobre diversos assuntos ligados à dança: atendimento@wooz.org.br

COREÓGRAFA e professora de “História da dança” e  “Técnica de BalletClássico” do projeto social “Mitos da Infância e da Adolescência” do Centro de Artes Calouste Gulbenkian da  Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro de 2001a 2004.

ATIVIDADES  profissionais exercidas em caráter eventual:

COMO palestrante e /ou consultora (das que me recordo):

MEMBRO do Conselho Artístico do Festival de Joinville nos anos 2008/2009.

CONSULTORIA “ad hoc” à Fundação Capes no âmbito do Programa Apartes – Ministério da Cultura em Brasília e São Paulo, nos anos de 1995 e 1996. 

PALESTRA para o Corpo de Baile: BATE papo: Uma conversa informal com companheiros do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

PALESTRA “Os rumos da dança moderna” no CCBB convidada pela
Della’Arte em 2004.

PALESTRA “A formação do bailarino brasileiro” proferida no Festival Porto Alegre em Dança na PUC de Porto Alegre, em julho de 2003.

PALESTRA “A montagem de ballets de repertório no Brasil” no Congresso de Dança do Rio Grande do Sul – CONDANÇA – proferida em julho de 2002.

MEDIADORA no seminário “Memória da Dança Brasileira” realizada no dia 22 de julho de 2002 no 20º Festival de Joinville – Joinville – SC, contando com as presenças de Tatiana Leskova, Dalal Achcar e Ismael Guiser. 

PARTICIPANTE da Mesa Redonda sobre a Dança e a Educação Física realizada na TV UniverCidade em março de 2002.

MEDIADORA no seminário “Os Setenta e Cinco Anos da Escola Maria Olenewa”, com a participação de antigos bailarinos do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ex-alunos da Escola, realizado no dia 28 de maio de 2002 no teatro do anexo do Theatro Municipal – RJ.

CURSO ministrado no 3º Encontro de Dança de Belém – PA, realizado no Theatro da Paz em 2002.

CURSO ministrado no 2º Festival de Dança de Goiânia de 2002, Goiânia – GO em maio de 2002.

CURSO de “História da Dança” ministrado no 19º Festival de Joinville Joinville – SC, em julho de 2001.

CURSO de “História da Dança“ ministrado na 2ª Mostra Corumbá Santuário da Dança em maio de 2001, Corumbá – MS.  Comentarista do mesmo evento. 


PALESTRAS Ballet no Brasil, uma tradição carioca?” proferidas na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro –Rio de Janeiro – EMERJ – Praça XV – RJ, no dia 14 de agosto de 2000. 

ARTIGO Bolshoi, Grande como sua Arte” para a publicação mensal da Escola do Bolshoi no Brasil  no ano 2000, Joinville – SC.

MEMBRO da banca avaliadora da Escola do Bolshoi do Brasil no ano 2000, Joinville, Santa Catarina.

PALESTRA sobre o início da dança no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dentro do evento “Sob as luzes douradas”, organizado por Tamara de Mello e Souza, no dia 14 de junho de 2000 no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro – RJ.

SÉRIE de quatro palestras com o tema “Da Grécia ao romantismo – E o corpo recupera a liberdade”, realizadas em maio de 2000 no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho – Catete – RJ.

CURSO “História da Dança” no Colégio de Dança de Fortaleza – CE, dirigido por Flávio Sampaio nos anos de 1999 e 2000.

PALESTRA comemorativa “Os 40 anos de O Lago dos Cisnes nas Américas” da encenação pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro do célebre ballet, realizada na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. – EMERJ – Praça XV – RJ, juntamente com a prof. Vera Aragão, contando com as bailarinos que participaram da montagem
original, em 1999.

GRANDES Potências da Dança Cênica do Século XX” na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro –
EMERJ – Praça XV – RJ,  em 1999

PALESTRA sobre o início da dança no Theatro Municipal do Rio de Janeiro dentro do evento “Sob as luzes douradas”, organizado por Tamara de Mello e Souza na Casa de Cultura da Universidade Estácio de Sá em novembro de 1999.

PARTICIPAÇÃO no ciclo ”Plateia Integrada” – A Dança”, promovido pela Dell’ Arte Promoções Artísticas no Centro Cultural Banco do Brasil – Praça XV – RJ, dias 17 e 19  de março de 1999.

PARTICIPAÇÃO na “Mostra As Estrelas da Dança no Brasil no Cinema” pela Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – RJ, realizada a 08 de abril de 1998 com a coordenação e mediação do Prof. Dr. Roberto Pereira em mesa redonda. 

MEDIADORA e palestrante no seminário “A Dança no Estado do Rio de Janeiro” organizada pela Prof. Vera Lopes com apoio da FUNARTE, UFRJ, UFRRJ, UERJ, no Tearo Cacilda Becker, Flamengo – RJ, em outubro de 1998.

SEMINÁRIO sobre a obra de Leonid Massine realizada no Teatro da UniverCidade, Ipanema – RJ,  em 1995, com as participações de Helga Loreida, Alda Marques, Armando Nesi, Edmundo Carijó, Rojan  Cavina, Aldo Lotufo, Dennis Gray e Eric Valdo. 

PALESTRA na Associação Pró-Arte Cultura de Campos – Campos dos Goitacazes – RJ, com o tema “Como elaborar um programa eclético” em 1991.

PALESTRA na Universidade Federal Fluminense  – UFF – Niterói – RJ, realizada em 1989 com o tema: A Dança no cinema’.

CRÔNICAS e análise para o encarte AN Festival do jornal de Joinville “A Notícia”  – Santa Catarina – SC, de 1998, 1999 e 2001, por ocasião do Festival de Joinville. Entre outros.

COMO professora de técnica acadêmica

CURSO de técnica de ballet clássico ministrado no Festival Porto Alegre em Dança na PUC de Porto Alegre, em julho de 2003.

PROFESSORA de “Técnica de dança clássica” no projeto social “Casa das Meninas” Flamengo – RJ, em 1992, cujo objetivo era auxiliar na construção e exercício da cidadania e recuperação da auto estima de meninas de rua. CURSO de “Técnica de dança clássica” para o Grupo Raízes – Caxias do Sul RS em 1989.

PROFESSORA de ”Técnica de dança clássica” da Escola de Danças Maria Olenewa – Rio de Janeiro – RJ, de 1970 a 1973 e de 1980 a 1984

PROFESSORA de “Técnica de dança clássica” e “Repertório” do Curso de Qualificação Profissional do Centro de Dança Rio de 1980 a 1990.

PROFESSORA assistente de Tatiana Leskova em “Técnica de dança clássica” na Escola Municipal Parque de Recreação Darcy Vargas, Humaitá – RJ, de 1969 a 1972.

CURSOS de especialização de “Técnica de Ballet Clássico” nas cidades de Fortaleza, São Luís, Manaus, Goiânia e Campos dos Goitacazes entre 1989 e 1999. Entre outros.

ATUOU como remontadora com

ANA Botafogo e Paulo Rodrigues – “Spartacus – pas-de-deux” com o Grupo DC em 1989.

NORMA Pinna e Marcelo Misailidis – “Giselle” com a Cia. de Dança Rio em 1990.

REGINA Ribeiro e César Lima – “Homenagem a Pattapio” de Eric Valdo em 1991.

KARIN Schlotterbeck e César Lima  – Homenagem a Pattapio de Eric Valdo em 1991.

NORMA Pinna e Hélio Bejani em “Romeu e Julieta” de Eric Valdo  na Gala a Beatriz Almeida em 1995.

BEATRIZ de Almeida e Marcelo Misailidis em “Paquita” – Gala a Beatriz Almeida em 1995.

NORMA Pinna e Antonio Bento – “Anyuta”, para na Gala a Eugênia Feodorova realizada no Teatro João Caetano – Praça Tiradentes – RJ, em 1996. 

NORMA Pinna –“Raymonda”, juntamente com Eric Valdo, para  o Grupo Alternativo do Rio RJ, em 1999.

KARIN Schlotterbeck – “Giselle” com a Especial Academia de Dança em Magé – RJ, em 2002.

BETTINA Dalcanale, Norma Pinna e Áurea Hammerli em  “Treze gestos de um corpo” de Olga Roriz, como parte da homenagem ao bailarino Jair Moraes quando de sua despedida do palco no 19º Festival de Dança de Joinville, SC em 2001.Entre outros.

DIREÇÃO artística

 

JUNTAMENTE com Eric Valdo no espetáculo que homenageou a pedagoga e coreógrafa Eugênia Feodorova no Teatro João Caetano – Praça Tiradentes – RJ. 1996. 

ESPETÁCULO que homenageou a primeira-bailarina do Stuttgart Balletten Beatriz Almeida em ao lado de Eric Valdo no Teatro Carlos Gomes RJ. 1995


ATUAÇÃO como jurada

MEMBRO do corpo de jurados do 20º, 21º, 22º, 23º, 24º e 25º, 26º, 27º Festival de Dança de Joinville – SC, nas especialidades ballet clássico e ballet clássico de repertório.

MEMBRO do corpo de jurados do Festival Porto Alegre em Dança na PUC de Porto Alegre, em julho de 2003. MEMBRO do corpo de jurados do Festival Internacional do Conselho Brasileiro da Dança realizado em junho de 2003, UERJ, Rio de Janeiro.

MEMBRO do corpo de jurados do Festival Corpo Livre realizado em julho de 2003, UERJ, Rio de Janeiro.

MEMBRO do corpo de jurados do 2º Festival de Dança de Goiânia – GO, em 2002.

MEMBRO do corpo de jurados do Festival de Dança Corpo Livre no Teatro Odylo Costa Filho da UERJ – Maracanã – RJ, em junho de 2002.

MEMBRO do corpo de jurados do Festival de Dança Spinelli realizado no Teatro Odylo Costa Filho da UERJ – Maracanã – RJ, em junho de 2002.

MEMBRO do corpo de jurados do 1º Cena Dança da cidade de Petrópolis – RJ, realizado no ano 2000.

MEMBRO do corpo de jurados do Conselho Brasileiro da Dança – CBDD realizado no Teatro
Odylo Costa Filho da UERJ – Maracanã – RJ, em1990, 1998 e 2000.

MEMBRO do corpo de jurados do XI Festival de Dança do Rio de Janeiro – Tápias, realizado no Teatro Odylo Costa Filho da UERJ – Maracanã – RJ, em setembro de 1999.

MEMBRO da comissão do Prêmio Rio Dança 1999  promovido pela RIOARTE  e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

MEMBRO do corpo de jurados do Troféu Mambembe Dança 1998 realizado pela FUNARTE e Ministério da Cultura.

REPRESENTANTE do Estado do Rio de Janeiro na seleção dos melhores de 1999 que concorreram aos prêmios concedidos pela revista Você e a Dança a profissionais da dança nacional.

HOMENAGENS especiais

HOMENAGEM prestada pelos companheiros no Teatro Delfim – Humaitá em 1994, por ocasião
da despedida do Palco.Realizada pela primeira vez no Brasilo evento marcou um dos momentos mais emocionantes da vida da bailarina.O  espetáculo, organizado pelo bailarino Antonio Bento, contou com as participações de Ana Botafogo,Àurea Harmmelrli, Cecilia Kerche, Norma Pina, Paula Passos
Renata Versiani, Roberta Marques, Antonio bento, César Lima, Daniela Cardin, Eric Valdo, Fernando Crupês, Grupo DC, João Vlamir, Hélio Bejani, Jair Moraes,Marcelo Mallet,Marcelo Misailidis, Paulo Arguelles, Renato Magalhâes,Rodrigo Moreira, Escola Estadual de Danças Maria Olenewa,Grupo Cristal de Belo Horizonte e Grupo Espaço de Dança.

HOMENAGEM prestada a Eliana Caminada e Eric Valdo, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, organizada pelo Conselho Brasileiro da Dança – CBDD – e por Mestres, Companheiros e Amigos, no Theatro Odylo Costa Filho, em 06 de agosto de 2004. O Evento, outro marco na vida do casal, contou com as participações especiais dos bailarinos * Betina Dalcanale, Carla Moita, Cecilia Adum, *Cláudia Motta, Fabrizia Monteiro, Itelly Machado, Lorena Boaventura, Luiz Menezes, *Norma Pinna, Roberta Vieira, Steven Harper, Vivian Navega, *Vitor Luiz, Cia. Brasileira de Ballet, Cia. El Paso de Dança e dos Coreógrafos Angélica Fiorani, Henrique Talma,Heron Nobre, Ivonice Sati, Monica Barbosa,  Tindaro Silvano, do Músico e Cantor  Bruce Henri, dos alunos do Centro Cultural da Ilha e do Centro de Dança Rio. A Organização esteve a cargo do diretor do Theatro Odylo Costa Filho, Professor Dino Carrera, da Presidente do Conselho Brasileiro da Dança, Sra. Mariza Estrella, do Coreólogo, Maître-de-Ballet e Primeiro-Bailarino *Emílio Martins, da bailarina e Professora da Escola de Danças Clélia
Serrano e da bailarina *Alda Marques. A apresentação do programa coube à Professora Mestra de Dança e
Vice Diretora do Instituto de Arte da Uerj Maria Lúcia Galvão e o espetáculo foi apresentado pela Professora Mestra Angela Ferreira.

* Artistas do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

HOMENAGEM prestada à professora por Jô Fontes e  demais bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro que cursam o curso de licenciatura plena em dança da UniverCidade. A cerimônia foi realizada na MABE, RJ, em 2007.

HOMENAGEM prestada à bailarina pela Academia Spinelli de Ballet, na Uerj em 2008.

HOMENAGEM prestada à bailarina pela tradicional loja especializada em artigos para dança
” Classique por la Danse”, Copacabana, onde foram expostos os figurinos usados por Caminada em “Giselle” e “Romeu e Julieta” de Maryla Gremo. A túnica de Julieta foi dada à bailarina por Bertha Rosanova, criadora do papel.

PARTICIPAÇÃO na homenagem prestada pela Escola Maria Olenewa – Lapa – RJ, aos seus antigos alunos, por ocasião da festa comemorativa dos seus setenta e cinco anos em abril de 2002.

ESCULTURA de Pedro Dantas inspirada na bailarina dançando “Coppélia”, exposta no 20º Festival de Dança de Joinville – SC, em 2002. 

PERSONALIDADE do ano: Homenagem do   Festival  Corpo Livre no ano de 2002.

PARANINFA da turma de formandas de 2001 do Curso de Bacharelado em Dança da   Universidade Castelo Branco.

HOMENAGEM com o nome de uma sala prestada  por Jorge Texeira, diretor da   Nova Companhia Brasileira de Ballet, juntamente com Tatiana Leskova, Marilda Azevedo e Emílio   Martins, Jacy França e Ceme Jambay no ano 2001. 

HOMENAGEM prestada pelo professor e bailarino Cláudio  Figueira a dezesseis primeiros-bailarinos do Theatro  Municipal do Rio de Janeiro em “Clássicos em Noite de Gala” em   2000.

HOMENAGEM prestada pela contribuição à dança pelo Iº  Festival do Mercosul   realizado   no   ano  2000.

PARTICIPAÇÃO com depoimento e cessão de  objetos de  uso pessoal e fotos dentro do
projeto  Rio Dança Memória, pelo Comitê Carioca  de Dança, e que conta a história da dança nesta  cidade, realizada no Centro Cultural Hélio e  pesquisa do Prof. Dr. Roberto Pereira, no dia 22 de agosto de 1998 PATRONESSE da turma de formandos de 1997  do Curso de Licenciatura em Dança em nível  de 3º grau da UniverCidade

PARANINFA, juntamente com Eric Valdo, das  turmas de  formandos do Curso de Formação de  Bailarinos em  nível de 2º graudo Centro de  Danças Rio – Méier – RJ, entre  1983 e 1990

PARANINFA da turma de formandas do Curso de  Formação  de Bailarinos em nível de 2º grau de 1973 da Escola de  Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Centro – RJ.

CITAÇÃO em livros especializado

“Tatiana Leskova, uma bailarina solta no mundo” de Suzana Braga
“HELBA Nogueira, uma bailarina à serviço da  dança” de Ivan Barbosa.

“DICIONÁRIO de Balé e Música” de A.J. Faro e L. C. Sampaio.
“PEQUENA História da Dança” de A.J. Faro.
A DANÇA Teatral no Brasil” de Eduardo Sucena.
“TATIANA Leskova – nacionalidade bailarina” de autoria
de Roberto Pereira.
“ESCOLA Maria Olenewa – A História que fez estórias” de
autoria de Paulo Melgaço.
“MARIA Aparecida Borges Monteiro Lima – Um  piano para o Ballet: fragmentos da história da
dança no Brasil” de Paulo Melgaço.

“A Dança no caminho da Estrella” de autoria de Paulo Melgaço

FORMAÇÃO escolar
COLÉGIO Mallet Soares
COLÉGIO Baptista Passos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: